quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CADEIA ALIMENTAR

Por dentro das cadeias alimentares (Leia o texto e responda as questões)

1. Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos).

As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na seqüência aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.

No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.

Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.

O manguezal é um ecossistema situado em áreas litorâneas, estuários e deltas de rios e é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico. O solo pastoso, alagadiço ou arenoso, rico em matéria orgânica, favorece o desenvolvimento de uma vegetação especial: os mangues. Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha.

a) O que significa dizer que as plantas é a base da cadeia alimentar?

b) O que são decompositores?

c) Cite três caracterísitcas do MANGUEZAL, um ecossistema muito importante para a vida.

2. Complete com setas , formando assim, uma cadeia alimentar  e responda:

a) Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo?

b) Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?

c) O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?

d)   Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?

3. A figura abaixo pode ser considerada uma teia alimentar ou uma cadeia alimentar? Por quê?

 

4. Observe bem a figura abaixo e responda:

a) Que processo estudado em sala de aula está acontecendo acima?

b) Qual a importância desse processo para a nossa vida?

c) Quais são os seres que realizam este processo?

5. Complete as frases, utilizando as palavras destacadas abaixo:

HERBÍVORO – HETERÓTROFO – FUNGOS – ALIMENTO FOTOSSÍNTESE

a) O ser autótrofo é aquele que produz o seu próprio _____________________

b) O ser que não produz o seu próprio alimento é chamado de _______________

c)  O ser que só se alimenta de vegetais é chamado de____________________

d)  Um exemplo de decompositores pode ser os _____________________;

6. Analise a cadeia alimentar abaixo e responda:

a) Se houver uma caça muito grande do peixe maior, o que acontece com os outros seres da cadeia alimentar acima?

b) Uma fábrica de produtos químicos poluiu o rio, matando todos os seres aquáticos dessa cadeia. O que acontecerá com a ave?

7. Forme uma cadeia alimentar com cada grupo de seres vivos (ou parte de seres vivos), unindo-os com setas.
a) Gato, milho pombo, fungo

b) Inseto, fungo, folha, serpente, tico-tico

c) Gaivota, peixe, alga, bactéria

d) Capim, leão, bactéria, zebra

8. Quais são os produtores de cada uma das cadeias alimentares formadas no exercício anterior? O que eles têm em comum?

9. O ser humano participa da cadeia alimentar? Justifique sua resposta.

10. Leia e responda

Um grupo de maritacas vive na copa das árvores de uma floresta.

a) Qual elemento da frase refere-se ao hábitat?

b) Qual elemento da frase refere-se ao ecossistema?

c) Qual elemento da frase refere-se aos seres vivos?

Nenhum comentário: